segunda-feira, 5 de outubro de 2015

XI CONGRESSO ESTADUAL DE MAGISTRADOS

Candidatos à Presidência do
TJ apresentam propostas


O XI Congresso Estadual de Magistrados, realizado em Montevideo (Uruguay) contou com a apresentação de propostas para a gestão 2016/2017 do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Realizado na última sexta-feira (25/9), o espaço é tradicionalmente aberto no Congresso para que os candidatos à Presidência façam uma manifestação aos magistrados.
fala tjrs.jpg 

Os candidatos à Presidência do TJ/RS, Luis Felipe Silveira Difini e Guinther Spode, conforme combinado com a Comissão Organizadora, tiveram 20 minutos cada um e a ordem de apresentação foi definida por sorteio, sem debate e sem a possiblidade de perguntas encaminhadas pela plateia.
Ouça a íntegra:
Des. Luis Felipe Silveira Difini:
http://www.ajuris.org.br/sitenovo/wp-content/uploads/2015/09/Especial-XI-Congresso-Estadual-de-Magistrados-candidatos-pres-TJRS-DIFINI.mp3
Des. Guinther Spode:
http://www.ajuris.org.br/sitenovo/wp-content/uploads/2015/09/Especial-XI-Congresso-Estadual-de-Magistrados-candidatos-pres-TJRS-GUINTHER-SPODE.mp3
Apresentação:
http://www.ajuris.org.br/sitenovo/wp-content/uploads/2015/09/Especial-XI-Congresso-Estadual-de-Magistrados-candidatos-pres-TJRS-Apresentaçao.mp3

A vice-presidente de Patrimônio e Finanças da Associação e membro da Comissão Organizadora do Congresso, Jocelaine Teixeira, que coordenou os trabalhos, ressaltou a presença na plateia em maioria de juízes de 1º grau que ainda não integram o colégio de eleitores da mesa diretora do TJ, observando que este ano, em outubro, a AJURIS realizará uma eleição direta simulada, incluindo todos os magistrados da ativa. “Aproveito essa oportunidade para destacar a atuação da AJURIS na busca da ampliação do colégio eleitoral para que todos os magistrados, membros do Poder Judiciário, possamos votar”, frisou.
O pleito simulado da AJURIS será realizado pela Internet em sistema seguro e sigiloso, em outubro. A eleição contará com a participação de todos os magistrados da ativa. A iniciativa visa intensificar o debate institucional sobre a adoção da eleição direta para escolha da Administração do Poder Judiciário. 
Os concorrentes do pleito simulado foram definidos mediante consulta da AJURIS aos desembargadores do TJ. Inscreveram-se para concorrer na eleição simulada os desembargadores: Carlos Roberto Lofego Caníbal, Guinther Spode e Luiz Felipe Silveira Difini.
Saiba mais:
- A AJURIS acompanha a tramitação em Comissão Especial na Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 187/2012. O texto propõe a alteração do artigo 96 da Constituição Federal e permite eleições diretas para os Tribunais.
- A Associação, em fevereiro de 2014, protocolou pedido para alteração do regimento interno do TJ/RS permitindo ampliar o colégio de eleitores das mesas diretoras do Tribunal, abrangendo todos os magistrados da ativa. O argumento apresentado propõe que se aprofunde o princípio democrático, interpretando o termo “tribunais”, contido no caput do art. 96 da Constituição, incluindo também magistrados de primeira instância.
As ações têm sido realizadas em conjunto com a AMB e demais associações estaduais de magistrados.


Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141

imprensa@ajuris.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário